quarta-feira, 16 de junho de 2010

O PLANO DE DEUS E O PLANO DO DIABO


Texto áureo da reflexão:
João 10:10a àO ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;
IPedro 5:8b à "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar".

Meus caros irmãos e leitores, nós todos sabemos, conhecemos e temos usado muito um termo quando estamos evangelizando as pessoas para expressar o que representou o evento da morte de Jesus com relação a Salvação do homem. Nós usamos muito o termo “O Plano de Salvação” e, entre tantas outras passagens, podemos entender esse Plano em João 3:16 àPorque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
A Palavra de Deus nos mostra claramente no texto áureo desta meditação que o inimigo, o diabo, também tem um Plano. Que plano é esse que está descrito no texto que lemos? É o plano de “DESTRUIR”. Destruir o que? O homem. Inicialmente, satanás tentou destruir o Plano de Deus. No evento em que o diabo tentou a Jesus no deserto (Mateus 4:1-11), ele tinha o plano de desautorizar o Salvador, destruindo, assim, o Plano de Deus para a Salvação do homem, ou seja, se Jesus caísse e pecasse, perderia ali a autoridade como Salvador, pois, da mesma forma que o homem, seria um pecador e, assim, careceria também de salvação, mas, Ele era Deus, por isso, o plano de satanás foi frustrado.
Não conseguindo êxito para destruir o Plano de Deus, o inimigo tem agora buscado destruir o homem e, para isso, tem utilizado uma estratégia muito inteligente, na qual, o homem natural não percebe que aquilo é obra do diabo; Mas, Deus nos ama tanto, mas tanto, que nos revelou na Sua Palavra que planos são esses, para que nós não venhamos a cair nessa cilada.
Diz a Palavra de Deus no livro de Daniel 8:12 àE um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou”. Esse texto está dizendo que satanás tem o plano de lançar a verdade por terra. Quem leu o estudo anterior apublicado neste blog, lembra do tema "A Verdade e as 4 colunas que a sustentam: Deus, Jesus, Espírito Santo e a Palavra de Deus.
Será que o diabo pode lançar a verdade por terra? É claro que não. Então, o que significa o texto de Daniel 8:12? Vamos entender lendo o texto em Apocalipse 17:3-6 à  “3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. 4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; 5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das meretrizes e abominações da terra. 6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração”.
Guarde esse texto, pois, retornaremos já a ele. Antes, observe o seguinte: Satanás quer lançar a verdade por terra. Como? A resposta está no Livro de Romanos 1:25 “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador...”. Então, essa é uma das estratégias de satanás: Mudar a Verdade de Deus em mentira.
Vamos dar uma recapitulada e veja o que Deus já nos revelou na Sua Palavra e o quanto já aprendemos até aqui:
1. Foi frustrado o plano de satanás de destruir o plano de Deus.
2. Assim, ele criou um novo plano. Qual é esse plano? Destruir o homem.
3. Para isso ele está usando uma estratégia. Qual é essa estratégia? Lançar a verdade de Deus por terra.
4. E como ele pretende fazer isso? Mudando a verdade de Deus em mentira.
Agora, retornando ao texto de Apocalipse 17, vamos analisar a primeira estratégia de satanás para executar o seu plano e que ferramenta ele utilizará para fazer isso. Conforme o versículo 3 de Apocalipse 17, ele utilizará uma mulher ("E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres").
Vamos aprender mais uma coisa: Profeticamente falando, você sabe o que significa a palavra “mulher”? Profeticamente essa palavra significa “Igreja”.
Agora, por que satanás usaria uma igreja? É fácil responder: É porque essa uma grande estratégia. Numa igreja tem bíblia, amém, cânticos, louvores, orações, assim, as pessoas são facilmente atraídas. É comum ouvirmos as pessoas dizerem assim: “Onde falar de Deus prá mim tá bom”.
Vejamos então: Satanás utiliza uma Igreja. Agora, voltando ao texto de Apocalipse, leia e veja o que diz no versículo 4 "E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição". Então, diz o texto que essa igreja é muito rica. As abominações, a imundícia e a prostituição escritas no texto significam as “doutrinas desta igreja”. Em Apocalipse 21:27 diz que quem pratica abominação não será salvo (E não entrará nela (nova Jerusalém, a cidade de Deus) coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”). Assim, quem beber do cálice dessa mulher, ou seja, quem seguir a doutrina dessa igreja, não será salvo, porque essa doutrina leva as pessoas a fugirem da verdade, porém, de uma forma suave, em nome de Deus. É realmente uma grande estratégia; A palavra imundícia escrita no texto, diz em Ezequiel 36:25-27, que está ligada a idolatria e a um coração de pedra (“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”). A prostituição é a atitude de mudar a verdade em mentira, ou seja, quando a Bíblia diz uma coisa e essa igreja ensina outra coisa, ela está prostituindo a Palavra de Deus, prostituindo a Verdade.  No versículo 5 de Apocalipse 17 diz que na fronte desta mulher estava escrito “a grande Babilônia”; Babilônia aqui significa, confusão, nesse caso confusão religiosa e diz ainda, que ela era a mãe das meretrizes, ou seja, das prostitutas. (“E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das meretrizes e abominações da terra”); Dessa forma, a mãe é uma Igreja (Igreja mãe) e as meretrizes são as filhas dela (igrejas filhas). Estamos aqui diante de um grande complexo religioso.
Em Apocalipse 2:9 e 3:9 Deus nos adverte que devemos ter cuidado com a sinagoga de satanás, isto é, com a igreja de satanás. (“Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás” – “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo”).
No versículo 6 de Apocalipse 17 diz “E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração”.
Por que esta mulher estava embriagada com o sangue dos santos? Porque no passado, esta igreja assassinou muitos cristãos, os quais, conhecendo e reconhecendo a Verdade da Bíblia Sagrada, descobriram as mentiras pregadas nesta igreja. Então irmãos, esta mulher com todas essas características aqui, é símbolo de uma igreja e a pergunta é: Que igreja é esta? Onde ela está estabelecida? A Palavra de Deus responde.
No versículo 3 de Apocalipse está escrito: “E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres”. Diz o texto da Palavra de Deus que esta mulher estava montada numa besta e que esta besta tinha sete cabeças. Veja agora o que diz o versículo nove, logo a seguir: “Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada”. Então, esta igreja está estabelecida num lugar geográfico onde tem sete montanhas, sete montes. Existe uma cidade no mundo que está estabelecida entre sete montes e que é conhecida mundialmente como “A Cidade das 7 Colinas”. Alguém já viu isso em algum guia turístico, ou algum livro de geografia? Quem sabe qual é esta cidade? Esta cidade é ROMA. Portanto, esta igreja está estabelecida em Roma. Esta igreja é uma igreja romana, com muitas riquezas e é uma igreja que perseguiu e matou muitos cristãos. Satanás usa essa igreja para misturar verdades com mentiras. Nem preciso dizer o nome desta igreja não é verdade?
Bem, aqui vimos a primeira e maior estratégia de satanás para destruir o homem e aqui falamos do homem natural: “Lançar a verdade de Deus por terra” para que essa verdade não seja conhecida para assim o homem ser alcançado pela graça e Deus. Esse plano do diabo já caiu por terra na vida daqueles que receberam a Palavra de Deus em seus corações, porém, ainda está agindo na vida daqueles que ainda não conheceram a Verdade de Deus descrita em Sua Palavra.
Depois disso, satanás trabalha com outra estratégia, esta agora voltada para destruir os crentes: A atração pelas coisas do mundo e a negação da autoridade de Deus que leva a desobediência à Palavra do Senhor, os prazeres da vida, a fraqueza diante do gozo momentâneo, a infidelidade e a rebeldia do homem, a mistura com as trevas, tudo isso faz parte da estratégia de Satanás para destruir o crente e, ele utiliza as mesmas armas com as quais tentou derrotar Jesus no deserto:
- IJoão 2:16 à "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".
- Mateus 4:3-11 àE, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães (Concupiscência da carne). Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,  E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. (Soberba da vida). Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. (Concupiscência dos olhos) E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam”.
No entanto, é preciso que o crente tenha a convicção de uma coisa: Ele já foi resgatado, já está salvo, pois, Jesus Cristo já pagou o preço e aquele que O recebe foi lavado no sangue do cordeiro que purifica de todo pecado.
Crendo em Jesus Cristo, nosso Salvador e Esperança nossa, por esta fé, nos tornamos filhos de Deus, herdeiros de Suas promessas, somos amados do Pai e fomos entregues a Cristo por Ele e, por isso, ninguém nos arrebatará das Suas santas mãos, conforme nos afirma João 10:28 àE dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”.
Então, para encerrar, leiamos alguns versículos que descrevem as antíteses entre o Plano de Deus e o plano de satanás:
O Plano de satanás:
João 10:10a àO ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir”.
IPedro 5:8b à "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar".
Mas veja o Plano de Deus:
IJoão 3:8 à "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para DESFAZER as obras do diabo". Jesus já venceu na cruz e, lá, DESFEZ toda obra do diabo que nos conduzia à perdição eterna, à destruição, dessa forma, o plano do diabo para destruir o crente, também já caiu por terra, porém, o homem natural, aquele que resiste a Verdade, a Palavra de Deus, tem sido alvo fácil nas mãos do diabo e tem sido destruído, permitindo, assim, que  o diabo consiga cumprir o seu plano em sua vida.
Se você já é um crente no Senhor Jesus e aceitou a Palavra de Deus, mas, não tem conseguido vencer o diabo e as tentações, ou se você está entre os que resistem à Verdade de Deus e tem seguido a doutrinas das sinagogas de satanás, precisa fazer uma reflexão, buscar a Deus e tomar posse da Sua Palavra e se tornar UM “VENCEDOR” EM CRISTO, um vitorioso, conforme nos imputa a Palavra de Deus:
Rom 5:1 à "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo".
I Cor 15:57" àMas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo".
Rom 8:37 à "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou".
IJo 4:4 à "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo".
II Cor 5:17 à "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é".
Fil 4:13 à "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece". Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

GRACAS A DEUS POR A OPORTUNIDADE DE CONHECER-MOS A SUA PALAVRA. PALAVRA DE VIDA, VERDADE E AMOR.
OBRIGADO JESUS POR NOS RESGATAR DESTE MUNDO. AMEM.