Quem sou eu

Minha foto
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". (Gálatas 2:20)

sábado, 27 de março de 2010

O CONHECIMENTO QUE LIBERTA


Oséias 4:6a e 6:3 à O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Meus caros irmãos e amigos, há um termo central nos dois versículos do texto desta meditação: Conhecimento.
À partir da era pós-industrial, o homem passou a viver a chamada “Era da Informação” que perdurou até final dos anos 70 e início dos anos 80; Com o advento do computador e a constante evolução da tecnologia da informação que avançou para o advento da internet, iniciamos a Era do Conhecimento, que ainda está em pleno estágio de desenvolvimento, apesar de já haver uma sinalização para uma nova Era que se está levantando, a qual, será chamada “Era da Sabedoria”, que exigirá o surgimento no homem de uma “nova consciência”, um senso superior, quase sobrenatural, porém, creio que não chegaremos a tal transição ou transcendência.
O Profeta Oséias no texto áureo desta meditação, enfatiza a importância de conhecermos a Deus, do conhecimento de Deus.
Mas, a que Conhecimento se refere o Profeta Oséias? Refere-se ao conhecimento de Deus, mas, como conhecer a Deus? Só há um modo de conhecer a Deus: conhecendo as Escrituras, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, que foi escrita inspirada por Deus para transmitir a nós os Seus pensamentos, o Seu caráter e a Sua vontade, conforme está escrito no Livro de 2Timóteo 3:16 à "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.
Tudo bem, então, o Profeta Oséias nos exorta a obtermos o conhecimento de Deus, mas, para que? A resposta está escrita no Livro de João 8:32 à "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". É para Liberdade que devemos obter o conhecimento de Deus e da Verdade.
Obter o conhecimento de Deus e da Verdade, de toda a verdade, mas, que verdade é essa? Ora, a Verdade é algo irremediavelmente incontestável que se embasa em alicerces inabaláveis; Então, vamos conhecer quais são os alicerces da Verdade, segundo a Palavra de Deus. A Verdade se sustenta em quatro colunas:
1ª Coluna da Verdade (DEUS): Jer 10:10 à “Mas o SENHOR Deus é a Verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação”.
2ª Coluna da Verdade (JESUS): João 14:6 à  “Eu sou o caminho, e a Verdade, e a vida”.
3ª Coluna (ESPÍRITO SANTO): 1João 5:6 à “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
4ª Coluna (PALAVRA DE DEUS): à “Santifica-os na tua verdade; a Tua Palavra é a Verdade.
Ok, então, conforme João 8:32, o conhecimento da Verdade liberta o homem. Mas, liberta de que? Liberta do pecado, conforme está escrito em João 8:33-34 à “Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”.
Até aqui aprendemos que o Conhecimento de Deus leva ao Conhecimento da Verdade que Liberta o homem do pecado. Agora, pense comigo:
Você conhece a Verdade? Se você respondeu sim, Amém por isso. Se você respondeu não, precisa buscar o conhecimento de Deus. Agora, o que respondeu sim, significa dizer que está liberto?
Deixa eu te fazer uma outra pergunta: Você conhece alguém que conhece a verdade e que não foi liberto? Eu conheço: O diabo. O diabo conhece ou não a verdade? Sim. Ele conhece a Deus?  Claro que sim, Ele morou no céu com Deus (Isaías 14). Ele conhece a Jesus? Sim, ele esteve no deserto tentando a Jesus (Mateus 4). O diabo conhece o Espírito de Deus e conhece a Palavra de Deus também, tanto que tentou a Jesus usando as Escrituras.
Então, se o diabo conhece a verdade, por que não foi liberto? A Palavra de Deus falhou nessa afirmação? É claro que não. A Palavra de Deus é INERRANTE.
Lembre-se disso: A Palavra de Deus é a Verdade e Deus não é homem para que minta, conforme está escrito no Livro de em Números 23:19 àDeus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”. Então vejamos porque, mesmo a Palavra de Deus sendo verdadeira, o diabo são se libertou.
É preciso meditar um pouco sobre isto: Vimos a que conhecimento o Profeta Oséias se referiu (conhecimento de Deus), mas, há outro questionamento: a que “tipo” de conhecimento ele se refere? Tipo? Como assim? Existem tipos de conhecimento?
Existem sim, veja: Um médico estuda 5 anos na universidade e adquire um tipo de conhecimento, qual? O Teórico. Depois ele passa mais um ano dentro de um hospital adquirindo outro tipo de conhecimento, qual? O Prático. É assim com o piloto de avião. Quem voaria com um piloto só com teoria e nenhuma hora de vôo?
Veja porque o diabo não foi liberto. Livro de João 8:44 à “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, “e não se firmou na verdade”, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.
O diabo conhece a verdade, mas, nunca praticou, ou seja, ele não se firmou na verdade.
Duas coisas importante nesse momento: A primeira é que a nossa angústia passou porque a Palavra de Deus não mente, Ela É a Verdade, então, aquele que conhece a verdade, verdadeiramente é liberto. A segunda coisa é que agora precisamos refletir se nós temos conhecido a Palavra de Deus e nos Firmado n'Ela. Você que é crente, que já conhece a Verdade, pelo menos na teoria, precisa refletir se está Firmado na Palavra de Deus, se tem Conhecimento Prático da Verdade, se está vivendo na Prática a Palavra de Deus para ser Liberto.
Agora eu me dirijo aos que ainda não conheciam a Verdade e que agora, após essa leitura, obtiveram o conhecimento teórico da Verdade. Você agora adquiriu um pouco de conhecimento da Palavra de Deus. E eu pergunto: Você quer se Firmar na Verdade para ser liberto? Você quer se firmar em DEUS, em JESUS, no ESPÍRITO SANTO e na PALAVRA DE DEUS, que são as quatro colunas da verdade?
Se você entendeu, o Espírito Santo tocou no seu coração, você precisa agora tomar uma decisão para se firmar na Verdade, conforme está escrito no Livro de Romanos 10:9-11 à “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que n’Ele crer não será confundido”.
João 3:18 à “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
Se você tomou essa decisão, parabéns, você já conquistou o dom gratuito de Deus, a Vida Eterna, a Salvação.
Que a graça e a paz do Senhor Jesus seja com todos nós. Amém.

Nenhum comentário: