Quem sou eu

Minha foto
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". (Gálatas 2:20)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

QUEM SÃO NOSSOS INIMIGOS?

Efésios 6:10-18 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.
 
Caro Leitor, creio que esta reflexão causará uma mudança radical na compreensão, no sentimento e nas reações que temos diante daqueles que nos afrontam.
Convido-o a esta reflexão que abrangerá dois aspectos:
Primeiro Aspecto: O primeiro aspecto que vamos ressaltar está no tema central do texto acima, uma verdade da qual é necessário que tomemos consciência e que está descrita no versículo 12:
Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.
 
Deus nos criou para seu louvor e adoração e Deus tem pensamentos de paz a nosso respeito para nos dar boas coisas (Jeremias 29:11), mas, nós temos um inimigo comum, o diabo, nosso adversário, que vive nas regiões celestiais e anda em derredor bramando como leão buscando destruir vidas preciosas de Deus; Assim, o Senhor Jesus nos exorta a viver em constante oração e resistindo ao diabo, que nos afronta no nosso dia-a-dia usando coisas do dia-a-dia, criando situações e usando pessoas para nos atingir, para nos enfraquecer e nós não podemos cair nesta armadilha de entrar em conflitos pessoais, pois, nossa luta é espiritual.
 
Escute isso: Quando Jesus diz que devemos amar nossos INIMIGOS e orar por eles, naturalmente nos vem o pensamento da nossa incapacidade humana, porque tratamos carnalmente, mas, quando lemos esse texto e meditamos nele, percebemos que essas pessoas estão apenas sendo instrumentos usados pelo diabo para nos atingir, portanto, são vítimas e devemos orar por elas.
Veja que Jesus não maltratou o endemoniado geraseno (Mc 5:1-14), apenas, repreendeu e expulsou os demônios. Depois tratou-o com amor, deu-lhe cobertas e mandou que voltasse para o seio de sua família. E assim Jesus agiu em muitas outras situações.
Então, nesse primeiro aspecto da reflexão, vimos que nós temos um inimigo comum, o diabo, que é nosso adversário, mas, que foi vencido por Jesus que o entregou sob nossos pés, conforme está em
Lucas 10:17-19 à “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.  E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum”.
 
Mas, sabemos que o diabo anda em derredor rugindo e bramando, buscando a quem possa tragar, por isso, Deus nos ensinou que devemos lutar contra os principados e potestades, e nos capacitou para tanto, nos deu armas para combater o mal e subjugar a satanás.
 
Segundo Aspecto: “As armas”.
 
Antes de enumerarmos as armas que o Senhor nos municia e as suas utilidades, precisamos responder a duas perguntas básicas para entendermos melhor tudo isso:
 
1. Por que Jesus nos concedeu essa autoridade sobre satanás e os seus anjos?
Resposta: Porque temos uma missão designada por Jesus para nós. E essa missão só é possível ser cumprida porque Ele nos concedeu essa autoridade.

João 20:21 à “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
 
2. Qual é esta missão?
Resposta: O Senhor Jesus nos enviou para destruir as obras de satanás.
I João 3:8 à “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
 
Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo e, da mesma forma,  nos enviou, nos fortalecendo e capacitando para destruir as obras do diabo. Crer, obedecer, resistir, permanecer na fé, orar e anunciar o Evangelho, são atitudes que servem de munição para destruir as obras do diabo.
 
Então, o segundo aspecto, além das armas, trata sobre como o Sr. Jesus nos orienta a combater o mal e Ele nos exorta em três perguntas cujas respostas são para um único propósito:

 
1ª. O que? O que nos orienta?
vs.10 – “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder: O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza”.
vs.11a – “Revesti-vos de toda a armadura de Deus: O Senhor nos concede as armas para a batalha”.
 
2ª. Para que? Para que devemos seguir as orientações?
vs.11b – “Para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.
 
3ª. Por que? Por que utilizarmos isso? A resposta está no tema central do texto.
vs.12 – “Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.
 
Agora sim, vamos às armas: São quatro as armas que o Senhor nos concedeu.
 
03 ARMAS DE DEFESA
1. Armadura
* “A verdade” – A Palavra de Deus
vs.14a –“ ...tendo cingidos os vossos lombos com a verdade..”.
* “A Justiça” – Obediência para o cumprimento da Palavra de Deus.
vs.14b –... e vestida a couraça da justiça...”.
A armadura é o que dá firmeza ao soldado.
O texto se refere a firmeza do crente por duas vezes: No momento do ataque e após a vitória, conforme está escrito nos versículos 11 e 13 à “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.
Mas, por que nos incita a ficar firmes, mesmo quando já vencemos? Porque essa batalha só se encerrará quando o Senhor Jesus destruir definitivamente toda a obra do inferno e aprisionar Satanás. Enquanto isso, ele continuará a espreita, armando ciladas e preparando seus dardos inflamados para lançar sobre você, sobre sua vida e sobre sua família.
 
2. Escudo da Fé à A fé é o nosso escudo. Crer na verdade e não duvidar no seu coração.
VS.16 – “... Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno...”.
 
3. Capacete da Salvação à Cristo Jesus, a nossa esperança, a esperança da Salvação.
“...Tomai também o capacete da salvação...”.
I Ts 5:8 à “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação”.

01 ARMA DE ATAQUE
4. Espada do Espírito à o que é essa espada? O próprio versículo responde:
v.17 – “... e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus...”.
 
Escute isso: Enquanto Deus trabalha incessantemente para o nosso bem, para nos dar o fim que desejamos, o diabo trabalha para destruir os nossos sonhos, por isso, precisamos vigiar, resistir, repreender e orar, orar e orar sem cessar, pois, um dia a vitória vem. Leia no Livro do Profeta Daniel 10:1-13.
Daniel orou por 21 dias. Quanto temos orado? 21 segundos? 21 minutos? 21 semanas? Não desista, não pare de lutar, não pare de orar, pois, o Senhor está preparando a vitória e quando menos se esperar, Deus vai dizer: Miguel, levanta, vai lá e guerreia para que o anjo passe.
 
Efésios 6:18-20 à Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar”.