Quem sou eu

Minha foto
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". (Gálatas 2:20)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A QUEM ESTAMOS IMITANDO?

VEJA AS MENSAGENS ANTERIORES MAIS ABAIXO


Efésios 5:1-2 - “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.

Um dia desses li em um adesivo colado no vidro traseiro de um carro a seguinte frase: "A minha educação depende da sua"!  Prezado leitor, qual é o conceito de educação de quem pensa dessa forma? Ora, se minha educação depender dos outros, eu certamente sou uma pessoa sem um caráter definido, pois, minhas reações e posições dependerão de todas as pessoas com as quais eu me relaciono.
A educação é a arte de formar e agrupar caracteres, ou seja, é formada por um conjunto de hábitos que criamos ou adquirimos ao longo da caminhada. Que hábitos temos adotado em nossas vidas?
Exemplo: "Bateu, Levou!" Se perguntarmos a uma pessoa se ela admira os mal-educados que vivem maltratando os outros, certamente ela dirá que não. Então, se não os admira, porque os imita?

Eu quero dar uma notícia importante nesta mensagem, não importa o que somos agora ou o que fomos no passado, pois, no instante em que aceitamos o Senhor Jesus como Senhor de nossas vidas, Ele nos transforma. Veja o que diz o texto que se encontra em 2Coríntios 5:17- “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo;
Daí eu gostaria que eu e você meditássemos um pouco sobre esse assunto, pode ser? Assim, eu preciso perguntar agora a você: Que tipo de pessoa você tem se tornado? Que padrão tem adotado para sua vida? O padrão do mundo ou o padrão de Cristo, conforme o Senhor Deus nos orienta em Sua Palavra?

Romanos 12:2 - “E não sede conformados com este mundo, mas, sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

O “homem natural” (aquele que ainda não entendeu e nem recebeu a mensagem do Evangelho) tem adotado padrões mundanos "para ser respeitado diante dos homens". O “homem espiritual” (aquele que recebeu o Espírito Santo de Deus) tem adotado o padrão de Cristo "para ser amado por Deus".
Como disse o apóstolo Paulo em 1Corintios 11:1 - “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

A quem você tem imitado? A quem, de fato, você tem seguido?
- Tem seguido o exemplo de Abraão cuja fé foi exemplo para todos nós ou tem imitado a Adão cuja desobediência gerou maldição para todas as gerações futuras? Como está escrito em Hebreus 11:6 - “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus. Temos realmente essa fé que agrada a Deus ou apenas temos crido em Deus?
Tem imitado a Isaías que disse: Eis-me aqui Senhor ou tem seguido o exemplo de Jonas que fugiu para não atender a ordem de Deus para ir a Nínive pregar a Palavra de Deus?
Você tem dedicado algum tempo no serviço da obra do Senhor? O que você tem realizado para Deus?
Você tem seguido o exemplo de Daniel e dos três jovens que não deixaram de adorar a Deus mesmo sob ameaça de morte ou tem imitado aquele velho Pedro que negou Jesus por três vezes? Será que você tem dado testemunho fiel em sua vida em todos os lugares ou apenas na igreja? Será que você tem ficado parecido com os que o cercam para agradar aos homens?
Você tem imitado a Herodes que possuiu a mulher do próprio irmão ou tem seguido o exemplo de José, que resistiu a mulher de Potifar, seu patrão, mesmo sendo lançado na prisão? Tem vencido as diversas tentações a que é exposto diariamente ou tem cometido pequenos delitos que cauterizam a mente e que cegam ao ponto de classificar pecadinhos veniais e não entender que precisa reconhecer, confessar e se arrepender?
Você tem seguido o exemplo daquele Faraó do Egito que endureceu seu coração e não atendeu a ordem de Deus para libertar seu povo ou tem imitado a Davi que, com espírito quebrantado diante de Deus, alcançou misericórdia e perdão?
Tem imitado a Saulo que perseguiu a igreja de Cristo matando os crentes ou tem seguido seu exemplo, já, então, como Paulo, aceitando a Jesus como Salvador, reconhecendo que Jesus Cristo é o Senhor e sendo capaz de, além de mudar o nome, mudar completamente o seu viver, servindo a Cristo de uma forma tão plena?

Prezado amigo e leitor, guardemos as palavras do texto áureo desta meditação e procuremos imitar a Deus como filhos amados, e andando em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus.
Assim, conforme diz a Palavra de Deus em Colossenses 2:8 - “Tenhamos cuidado para que ninguém nos faça de presa sua por filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens e os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

Filipenses 3:13-19 à “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso, todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”.

Descubra como viver em novidade de vida meu prezado e amigo leitor para que ressuscite verdadeiramente com Cristo, não buscando as coisas da terra, que são passageiras, mas, buscando as coisas do alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus, conforme está escrito em Colossenses 3:1-2 - “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.
Amém.

Nenhum comentário: